20/10/2016 - Fespesp
Por Raquel Munhoz

Posse de diretoria da Fespesp é marcada por debates

Foto: Raquel Munhoz
Reunião aconteceu na sede da Fespesp

Nesta segunda-feira (17), diretores e representantes de entidades do serviço público estiveram reunidos para a assembleia de posse da nova gestão da Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp) 2016-2020. Tomaram posse quase todos os membros eleitos, exceto aqueles que justificaram a ausência. Confira a lista abaixo.

O encontro possibilitou a discussão de um tema que está em pauta no serviço público: a votação da PEC 241/16. A Proposta congela por 20 anos investimentos em diversas áreas, além de precarizar toda a estrutura do funcionalismo. Segundo o presidente da Fespesp, José Gozze, a população em geral e os servidores ainda não se deram conta das consequências da Emenda: “Não perceberam a gravidade que essa PEC irá trazer. Ela vai acabar com o serviço público”. Gozze enfatiza que a categoria deve se unir mais do que nunca para esclarecer a todos os riscos da aprovação da Proposta do Governo.

O presidente do Centro Associativo dos Profissionais de Ensino do Estado de São Paulo (Capesp) e tesoureiro da Federação, Guilherme de Souza Nascimento, completou a fala de Gozze ao apresentar os desmontes que estão por vir na educação. “A Proposta é que os dois últimos anos do ensino médio se tornem técnicos e profissionalizantes. Como isso será possível com o corte de verbas na educação? A solução para eles será a terceirização. Não podemos permitir”.

Para o presidente da  Associação dos Funcionários e Servidores do Poder Judiciário da Baixada Santista e Litoral Sul (Assujubs), Michel Iório, a mobilização tem que partir das organizações de servidores. “Precisamos usar todas as nossas formas de comunicação,todas nossas redes sociais, usando inclusive as ferramentas que eles disponibilizam”. Michel trouxe à discussão o exemplo de uma campanha do Tribunal de Justiça em que servidores aproveitaram para manifestar insatisfações.

Contrários aos argumentos apresentados à população, representantes da sociedade civil e parlamentares criaram em agosto de 2016 a Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública. A Fespesp é um das entidades que fazem parte da Frente. Acusados de ser o maior fluxo de despesas do governo, mais uma vez os servidores saem prejudicados. A Frente contradiz assegurando que o governo gasta hoje muito mais com juros e amortizações da dívida.

Como mais um pretexto, outra punição incidirá diretamente no bolso do servidor: aumento de 11% para 14% no valor que deverá ser pago da contribuição previdenciária, como justificativa de equilibrar as contas públicas. Para o conselheiro da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), Luiz Carlos Toloi Junior, outra ação que está prevista é a suspensão da integralidade nos pagamentos. “O servidor já não tem direito à integralidade, como dizem que têm, e que agora vão cortar. Isso foi cortado na última Reforma da Previdência”. Segundo a PEC 241, a aposentadoria dos servidores deverá funcionar como o regime do INSS, inclusive estabelecendo o teto do Instituto, calculado hoje em R$5.189,82.

Para demonstrar insatisfação, os servidores podem enviar emails para os deputados federais eleitos por São Paulo diretamente do site da Federação. Clique neste link e envie quantos emails julgar necessário. Encaminhe aos colegas para que os deputados votem NÃO no segundo turno.

Link: www.fespesp.org.br/pec241.asp

 

CCM IAMSPE

Com o mandato atual da Comissão Consultiva Mista do Iamspe se encerrando, o presidente da Fespesp, José Gozze, propôs uma chapa composta por membros e representantes da Federação para disputar as eleições em fevereiro de 2017. O presidente da CCM Iamspe Sylvio Micelli (Assetj), à frente da Comissão há pelo menos dez anos, já adiantou que deixará o cargo.

O coordenador do litoral sul da Comissão, Guilherme de Souza Nascimento (Capesp), afirmou que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos foi extremamente importante e significativo para o servidor. Tanto Sylvio, quanto Guilherme garantiram que a chapa será encabeçada por membros que já atuam efetivamente na CCM.

 

Nova diretoria da Fespesp (2016-2020)

Presidente: José Gozze  

1º Vice Presidente: Rita Amadio Ferraro

2º Vice Presidente: Wally Ferreira L. de Jesuz

Tesoureiro Geral: Guilherme C.de Souza Nascimento

1º Tesoureira: Luiz Carlos Toloi Junior

2º Tesoureiro: Joacy Carneiro de Mesquita

Secretário Geral: Diógenes Francisco Marcelino

1ª Secretária: João Elisio da Fonseca

2º Secretário: Antônio Carlos Duarte Moreira

Diretor de Associativismo: Marcos Leite Penteado

Diretor de Imprensa: Sylvio José Micelli Junior

Diretor de Previdência: Julio Bonafonte

Diretor Jurídico: Mario Medeiros Neto

Diretor Legislativo: Gaspar Bissolotti Neto

Diretor de Formação Politica e Liderança: José Carlos Carone

Diretor de Cultura e Lazer: Mucio Rodrigues Torres

Diretor de Assuntos Internacionais e Integração: Eduardo Tsukamoto

Diretor para Assuntos do Judiciário: Maria Irene Menghini Rizzo

Diretor Para Assuntos do Executivo: Volnei da Silva

Diretor para Assuntos da Saúde: Mauro Rodrigues Pinto

Diretor para o Interior: Luiz Carlos de Camargo

Diretor para Grande São Paulo e Litoral: Michel Iorio Gonçalves

 

CONSELHO FISCAL

MEMBROS  - Lilian Esteves, Arlete Gomes Donato Torres, Regina Helena Assis e Magaly Marinho Pereira

SUPLENTES - Clodomil Antonio Orsi e Renato Del Moura

 

 




Notícias mais visitadas nos últimos 30 dias

1 - Encontro com Escreventes - Discussão do PL 3/2018
2 - Inauguração da Pública São Paulo
3 - Encontro com Escreventes discute aprovação do PL 3/2018
4 - Discussão do Núcleo dos Escreventes da Assojubs acontece em Cubatão
5 - Audiência Pública pela Aprovação do PL 3/2018
6 - Mosap lança alerta de nova fraude contra servidores públicos
7 - Chamado para a Audiência Pública na quinta (30) sobre o nível universitário
8 - SPPrev deixará de enviar holerites pelos Correios
9 - Servidores da Comarca de Assis reunidos com a Assojubs e Sintrajus
10 - FOCAE-SP realiza encontro com candidatos ao legislativo estadual e federal
11 - Dia Nacional pelo Voto Consciente

.... mais notícias