14/11/2018 - Fespesp
Por Fespesp

CCM discute contradições no Projeto de Autarquia do Iamspe



Reunidos no Auditório Paulo Kobayashi para discutir “O Iamspe que queremos”, servidores de todas as categorias estiveram presentes na Audiência Pública da Comissão Consultiva Mista do Iamspe, realizada nesta terça (13) na Assembleia Legislativa.

No início do evento, todos presentes homenagearam com um minuto de silêncio o colega Claudinei Basso, da Afuse e ex-membro da CCM, que faleceu no último dia 5.

Pela Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, o deputado estadual Marcos Martins (PT), demonstrou sua incansável luta em defesa do direito dos servidores. A plenária apresentou os principais pontos do PL 52/2018, que tramita na Assembleia, e que altera o Iamspe para Autarquia Especial. O Projeto inicial já teve diversas emendas, inclusive a paridade nos conselhos, como ocorreu na fundação da São Paulo Previdência (SPPrev). O deputado Carlos Giannazi (PSOL) foi o responsável por algumas das alterações e também esteve na Audiência.

Diferente do que ocorre na SPPrev, a autarquia do Iamspe abre precedentes para privatizações e vendas de planos de saúde para outros trabalhadores que não ajudaram a construir o Instituto. O projeto também permite que haja dois tipos de usuários do Iamspe, os que já estão e os que pagam um “plus” pelo serviço. 

No momento aberto às falas, o presidente da Fespesp e da Assetj, José Gozze deixou claro seu posicionamento: “é preciso combater este tipo de Projeto, que não foi discutido no funcionalismo, que não define nossa participação na administração e que não deixa claro quanto o estado irá contribuir”. Para ele, o Projeto não deveria estar em tramitação, já que possui tantas inconsistências. 

Gozze também propôs em sua fala que haja uma audiência da CCM Iamspe no Auditório Franco Montoro, que foi votado e aceito por todos ao final da plenária.

Foi aprovado em assembleia:

  • Última reunião do ano será na última semana de novembro no Auditório Franco Montoro, com data a definir;
  • A reunião ordinária de janeiro será no Iamspe, com data a definir;
  • Dia 24 de janeiro aniversário de 35 anos da CCM Iamspe;
  • Fevereiro é encerramento da gestão atual da Comissão;
  • Após a posse dos deputados em março, haverá convocação para grande mobilização em defesa do Iamspe.

A mesa de trabalhos foi conduzida pelo presidente da Comissão Consultiva Mista do Iamspe Guilherme Coelho de Souza Nascimento (Capesp), pela 1ª vice-presidente Idenilde de Almeida Conceição (CR Bauru / Apeoesp) e pela 2ª vice-presidente Regina Bueno (Sindsaúde).

Entidades da Fespesp presentes na audiência: AASPTJ-SP, Aecoesp, Afalesp, Apampesp, Aspal, Assetj, Assojubs e Capesp.




Notícias mais visitadas nos últimos 30 dias

1 - Entidades presentes em mais uma quarta-feira de luta
2 - Fespesp permanece na pressão ao TJSP
3 - Cidadania & Serviço Público chega à edição número 1000
4 - José Gozze e Julio Bonafonte entregam manifesto a deputados em Brasília
5 - Fórum pela Saúde discute Projeto de Autarquia do Iamspe
6 - Última sessão do Órgão Especial sem retorno do TJSP
7 - AECOESP participa do programa número 1000 da Fespesp

.... mais notícias