Representantes dos servidores se reúnem com juízes assessores da presidência do TJSP

Por: Raquel Munhoz

Representantes de diversas entidades de servidores públicos do Poder Judiciário marcaram presença no Palácio da Justiça, na tarde desta segunda-feira (02), para um encontro com os juízes assessores Ricardo Dal Pizzol e José Marcelo Tossi, do Gabinete Civil da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

A reunião, realizada no 5º andar do Palácio, foi uma oportunidade para reforçar a cobrança por respostas às questões discutidas anteriormente e encaminhadas via Ofício. Entre os tópicos de destaque, encontrava-se a problemática em torno das progressões, que foram prejudicadas devido às faltas erroneamente consideradas injustificadas devido às paralisações.

Outra pauta crítica que ocupou a discussão foi a retomada das Comissões de Trabalho, com foco especial na Comissão de Remoção e na Comissão de Orçamento. Atualmente, a Comissão Contra o Assédio Moral tem sido a única a realizar reuniões de forma consistente.

Durante a reunião, foi discutido o orçamento proposto pelo TJSP para 2024, que atingiu o valor de R$ 22.484.119.927. No entanto, ficou em aberto o corte que será realizado. As entidades enfatizaram que estão preocupadas com a parcela destinada ao pessoal, destacando a importância de pressionar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para assegurar uma verba capaz de cobrir as perdas salariais acumuladas e garantir o cumprimento da Data Base de 2024. Já foram realizadas as Audiências Públicas e propostas de Emendas ao Orçamento e agora os debates ocorrerão na Alesp entre os deputados e deputadas.

Será discutido entre as Entidades e Comando de Mobilização a possibilidade de realizarem uma ação conjunta na Alesp para pressionar nesse sentido. Os representantes solicitaram que uma reunião da Comissão de Orçamento fosse marcada com urgência, comprometendo-se a verificar essa possibilidade junto ao presidente do TJSP.

Na sequência, os participantes se dirigiram ao 4º andar do prédio, onde conversaram com o também juiz assessor Alexandre Andretta dos Santos, responsável pela área de pessoal. Durante a conversa, a remoção e a progressão emergiram como temas centrais. Andretta informou que têm ocorrido relotações da capital para o interior, devido à baixa demanda de servidores para a capital. Os dirigentes cobraram a retomada do Instituto de Remoção e o juiz disse que passaria a demanda para o presidente Ricardo Mair Anafe, mas acredita que seja difícil ocorrer ainda em 2023. Os representantes concordaram em enviar e-mails com informações sobre casos de pedidos de remoção que têm conhecimento. 

Sobre a progressão, Andretta também se comprometeu a discutir a questão com Anafe e posteriormente comunicar as decisões tomadas.

Por fim, os representantes reforçaram a cobrança pela resposta ao ofício enviado em 13 de setembro. Caso não venha um retorno em breve, cobrarão mais uma vez por respostas.

Entidades presentes: Fespesp, Assojubs, AASPTJ-SP, Assojuris, Assetj, Apatej, Exefe, Sindicato União, Sintrajus e Sindjesp.

📸 Camila Marques/ Assojubs

Compartilhe essa notícia!

Notícias relacionadas

29 de outubro de 2024
Pública participa de homenagem ao Dia do Servidor Público na Câmara
18 de junho de 2024
Mosap e Pública realizam Encontro Regional em São Paulo sobre a PEC 6/2024
13 de junho de 2024
Representantes dos servidores participam de reunião com Deputado Barros Munhoz
Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo
Rua Conselheiro Furtado, 93, 3° andar, Sé, São Paulo/SP
(11) 3104-3836
fespesp@fespesp.org.br

Filiações

© Fespesp 2021 | Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo