Na última segunda (30), a Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp) recebeu a documentação de uma nova entidade que se filiará à Federação. Trata-se da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Aspal), que já vinha acompanhando as reuniões e o trabalho desenvolvido pela Fespesp.
A Aspal é presidida por Gaspar Bissolotti Neto, que é diretor Legislativo da Federação e tem como vice-presidente, João Elísio Fonseca e no cargo de secretária-geral, Victoria Thereza Frugoli.
Criada há uma década, a Aspal surgiu como uma entidade em defesa do servidor aposentado e pensionista, nos mesmos moldes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) e tem sido participante contumaz das lutas do funcionalismo, com destacada atuação em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 555/2006 (extinção da contribuição previdenciária de servidores aposentados) e da PEC nº 170/2012 (garante proventos integrais ao servidor que se aposentar por invalidez).
A Aspal também tem participado de todas as mesas de negociação envolvendo os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A documentação da nova filiada foi entregue pelo presidente e vice-presidente da Aspal, em mãos, a José Gozze, presidente da Fespesp e Rita Amadio Ferraro, vice-presidente da Federação.