Pela luta dos direitos do servidor público do estado de São Paulo

Quase 70 anos em defesa do serviço público

A Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo, Fespesp, foi fundada em 1952 por iniciativa de José de Araújo Luso Júnior, à época presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp).

Luso Júnior foi um grande líder do funcionalismo em todo Brasil. Com sua postura combatente, idealizou a Fespesp para unir as entidades de todo estado para fortalecer a luta pelos direitos e anseios dos servidores e servidoras.

Há quase 70 anos, a Fespesp agrega associações do funcionalismo ligadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Une os mais diversos líderes, que representam profissionais de variados setores, cumprindo as necessidades básicas dos cidadãos nas áreas da fiscalização, transporte, saúde, educação, cultura, esporte, habitação, infraestrutura, segurança e justiça.

Política

Mais de meio século lutando pelo serviço público de São Paulo, concedeu maturidade e credibilidade à Federação para discutir temas em âmbito nacional. 

Participou ativamente da fundação de importantes entidades que só fortalecem as lutas dos servidores públicos. Sua diretoria esteve à frente da criação da Federação Nacional do Poder Judiciário (FENASJ), da Associação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário (ANSJ), além de manter representação ativa na Comissão Consultiva Mista do IAMSPE, na São Paulo Previdência (SPPrev) e na Confederação Nacional de Servidores Públicos (CNSP). 

É uma das entidades fundadoras da Pública – Central do Servidor, primeira central de trabalhadores que tem somente entidades ligadas ao funcionalismo e, portanto, defende exclusivamente interesses de servidores públicos e a prestação de serviços de qualidade à toda população brasileira. 

Além das filiações, a Federação é ligada diretamente à Movimentos e Frentes que discutem temas específicos do funcionalismo, como o Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (MOSAP) e Frente Paulista em Defesa do Serviço Público.