Capesp

Centro Associativo dos Profissionais de Ensino do Estado de São Paulo
diretoria@capesp.org.br
(13) 3506-1848
R. Santos Dumont, 21 - Vila Bocaína - Mauá - SP

O Centro Associativo dos Profissionais de Ensino do Estado de São Paulo foi fundado em 1979 por um grupo de professores e funcionários públicos que idealizaram uma entidade dentro dos princípios do associativismo, buscando melhores condições de trabalho, saúde e lazer.

A partir de 1995, o Centro passou a expandir sua estrutura com a construção da sua Colônia de Férias em Mongaguá, terminada em 1998, o Centro de Lazer Professor Antônio José do Nascimento. Desde então, novos projetos são colocados em prática, desde a comunicação até a saúde e bem-estar dos associados, como o site da entidade, a Revista “Cadernos de Cultura & Educação”, parcerias com os convênios na área de seguro de vida e bens, convênios médicos, odontológicos, lazer, universidade e na assistência jurídica.

Desde 2002, faz parte da direção da Fespesp e tem representação em Conselhos Municipais de Educação e de Segurança Alimentar. Faz parte do grupo de discussão das questões da Educação na Fespesp (em conjunto com outras entidades do setor). Atua junto à CSPB (Confederação de Servidores Públicos do Brasil) e ao SINP (Sistema de Negociação Permanente), órgão que reúne todas as entidades representativas do funcionalismo público estadual. Teve participação destacada por ocasião de milhares de funcionários públicos contratados em caráter temporário.

Entidade pioneira na discussão sobre a Educação Indígena, Síndrome de Burnout e outros temas ligados à educação e as condições de trabalho do professor, sua participação na CCM (Comissão Consultiva Mista) do IAMSPE passa a ser consequência destes trabalhos e debates. Desde 2009 coordena os trabalho da CCM na região do Litoral.

Com atuação destacada na CCM Iamspe, seus associados exercem importante papel, em diversos pontos do Estado de São Paulo, na defesa da contrapartida patronal de 2% pelo Governo do Estado ao Iamspe e pela criação de um Conselho Administrativo, Deliberativo, Fiscal e Paritário. Atualmente, a CCM Iamspe é presidida por um membro do Capesp (Prof. Guilherme Nascimento), além da presença de seus associados na coordenação da CCM Iamspe e nas Comissões Regionais e Municipais da CCM.

Desde sua fundação é filiado à Fespesp.

Diretoria Executiva

Presidente: Guilherme Nascimento
Vice-presidente: Maria Lucia Leote
Secretária-geral: Rosangela Coutinho Dias
1º secretário: Antônio Coelho
Diretor Financeiro: Volnei da SIlva
Tesoureiro: Edison Vieira
Diretora Social: Ivone Maria dos Santos