AFALESP

Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
afalesp@afalesp.com.br
(11) 3886-6946
Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Subsolo - Parque Ibirapuera - São Paulo-SP

Em 9 de julho de 1947, no mesmo dia em que foi promulgada a Constituição pós Estado Novo,  nasceu o Grêmio 9 de Julho, que alguns anos depois passou a chamar-se Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. De entidade recreativa passou a ser um órgão representativo dos servidores, que fez as vezes de sindicato quando era vedado ao funcionalismo o direito de constituir seus próprios sindicatos. Muitas conquistas foram obtidas pela Afalesp nesses anos, conseguindo sempre angariar novos associados.

A partir dos anos 70, a entidade foi fortalecida, e seus filiados passaram a prestigiar todas suas atividades, desde campeonatos de futebol de salão, festas, excursões e passeios, convênios com empresas e até assembleias gerais, algumas bastante concorridas, que discutiram os novos caminhos que a entidade deveria trilhar na defesa dos direitos e de novas conquistas dos funcionários da Alesp.

Após a Constituição de 1988, a Afalesp foi a responsável pela fundação de um dos sindicatos que depois, agregados em um só, deram origem ao Sindalesp, que hoje tem a prerrogativa legal de representar a categoria como um todo. Mas nem por isso a Afalesp deixou de lutar pelos direitos dos associados, participando ativamente de todos os movimentos do funcionalismo.

Hoje, a Associação possui um grande patrimônio, enriquecido com a aquisição da Colônia de Férias “José da Cruz Almeida”, na Estância Hidromineral de Socorro, inaugurada há 20 anos; e com a Colônia de Férias “Edson Kusma”, em Caraguatatuba. Ambas contam com dependências modernas e excelentes equipamentos de lazer, proporcionando maior conforto aos associados.

A Afalesp presta serviços nas mais diversas áreas aos seus associados, com inúmeros convênios; comemora todas as datas festivas, como Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Festa Junina, aniversário da Afalesp, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Funcionário Público, Chá dos Aposentados e Festa de Fim de Ano, sempre procurando proporcionar maior integração entre seus associados.

A Afalesp participou das diversas lutas que culminaram em conquistas para os servidores, como instituição da Gratificação Legislativa, Gratificação de Representação para todos os funcionários, auxílio alimentação, auxílio saúde para ativos e inativos, vale-refeição e recebimento em pecúnia de parte da licença-prêmio.

Em 1993, a Afalesp foi uma das fundadoras da FENAL – Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal, hoje FENALE, que foi presidida, de 1995 a 1997, pelo Edson Kusma, presidente da Afalesp de 1989 a 1994. Desde a sua fundação é filiada à Fespesp.

Diretoria Executiva

Presidente: Jean dos Santos
1º vice-presidente: Marta Regina Rangel Neves
2º vice-presidente: Joacy Carneiro de Mesquita
1º secretário: Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro
2º secretário: Celso de Moura Leite Ribeiro
2º tesoureiro: Jamile Abou Nouh
Depto. Financeiro: Carlos Alberto Marinho
Depto. Jurídico: Marcos Francisco de Souza
Depto. Patrimônio: Jaime Fernandes da Silva
Depto. Cultural e Social: Naiara Reis de Almeida Perrucci
Depto. Desportivo: Aluizio Soares Peixoto Filho
Depto. Aposentados: Célia Regina Palma Martins
Depto. Imprensa e Divulgação: Gilmar de Souza Manoel
Depto. Cargos em Comissão: Fernanda Otero, Claudiva Rodrigues Gusmão Silva e Cláudio Bedoni Topa