AFPESP

Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo
presidente@afpesp.org.br
(11) 3188-3100
Palácio "Luso Júnior" Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155 - Centro - São Paulo-SP

Fundada em 5 de novembro de 1931, a Afpesp, Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo é a segunda entidade associativa do funcionalismo mais antiga do Brasil. Em 1931, um ano após a Revolução de 30 e um ano antes do Movimento de 32, Victor José de Carvalho, Eduardo Macedo Ribas, Lourenço Arantes Junior e Darcy Antero Bloem idealizam e fundam a Afpesp. Victor José, funcionário da Secretaria da Agricultura, tornou-se o primeiro presidente da entidade com o propósito de “promover e cimentar a união entre os funcionários públicos, a fim de os tornar e manter sempre solidários e coesos entre si, de modo a constituírem uma classe harmoniosa e poderosa, respeitável pelos seus trabalhos, pelos seus atos e justas aspirações”. (Art. 2º do 1º Estatuto Afpesp).

A missão da Afpesp é defender os interesses dos servidores públicos associados, promovendo ações de atendimento nas áreas de esporte, lazer, recreação, cultura, saúde e educação, visando à qualidade de vida dos associados, atuando de forma integrada e harmônica para o alcance dos seus objetivos. A associação atua com princípios de alto padrão de qualidade, de ética, de comprometimento com resultados, de compromisso com a sociedade, de fortalecimento da segurança da instituição e de transparência da gestão.

A Afpesp tem sua administração geral no Palácio Luso Junior, localizado à rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155, Sé, São Paulo. Também na capital mantém as unidades da Venceslau Brás e Edifício São Roque onde funcionam diversas coordenadorias. Além das estruturas administrativas, possui Unidades Regionais (UR) que oferecem vários serviços associativos em 17 cidades do interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Osasco, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba). Clique aqui para conhecer.

Outro serviço muito conhecido e elogiado pelos servidores públicos são as Unidades de Lazer (UL) da Afpesp que promovem turismo associativo com qualidade e preço diferenciado. Todos os servidores públicos associados podem usufruir, reservando diretamente pelo sistema FlexReserva, no site da Entidade.

As ULs estão localizadas nas cidades de Amparo, Areado, Avaré, Caraguatatuba, Campos do Jordão (duas Unidades), Guarujá, Itanhaém, Poços de Caldas, São Pedro, Serra Negra, Socorro, Termas de Ibirá e Ubatuba. Campos do Jordão, a charmosa Appenzell revela a sofisticação do turismo da Afpesp. Na Represa de Guarapiranga, na Avenida dos Funcionários Públicos, possui o Clube de Campo e Náutica, com mais de 260 mil m2 de lazer, área verde e parque aquático.  Veja aqui as Unidades de Lazer.

A Associação também oferece serviços nas áreas de educação com a Escola Afpespserviços de turismo , atividades sociaisesportivas e culturaisdiversos benefícios e  saúde.

A Afpesp é filiada à Fespesp (Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo), contribuinte do Sespesp (Sindicato de Entidades Representativas do Estado de São Paulo) e integrante do Instituto Mosap.

Diretoria Executiva

Presidente: Artur Marques da Silva Filho
1º Vice-Presidente: Antonio Luiz Pires Neto
2º Vice-Presidente: Rosy Maria de Oliveira
Diretora Econômico-Financeira: Lizabete Machado Ballesteros
1º Tesoureiro: Adherbal Silva Pompeo
2º Tesoureiro: Rosely Duarte Corrêa