Nesta segunda-feira, dia 01 de fevereiro, os trabalhadores do Hospital Universitário da USP iniciaram uma paralisação, por tempo indeterminado, mantendo uma escala mínima para o funcionamento do Hospital, tendo como reivindicação principal a vacinação imediata de todos que trabalham no HU.
A paralisação ocorre ao longo do dia, com concentração dos trabalhadores desde às 7h na entrada principal do Hospital, na Cidade Universitária.
A razão deste movimento é que, até o momento, foram encaminhadas, inicialmente, somente 200 doses da vacina contra o novo coronavírus, sendo que a lista completa de funcionários efetivos, temporários, terceirizados e residentes contém 1.998 nomes. Após o início da nossa mobilização, a superintendência do HU anunciou que chegariam, apenas, mais 500 doses. Ainda assim, trata-se de um número absolutamente insuficiente.
O Sintusp – Sindicato dos Trabalhadores da USP – defende que todos que trabalham no Hospital sejam imunizados, pois o vírus não reconhece barreiras formais de setores, vínculos de contrato ou coisas semelhantes. Todo o ambiente do hospital é passível de risco, ainda mais considerando a atual situação de agravamento da pandemia, que faz com que ocorram vários atendimentos no HU de pessoas com Covid-19.
As entidades que participam da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público e que assinam abaixo, se solidarizam com a luta dos trabalhadores do Hospital Universitário e exigem imediata vacinação para todos os funcionários. Importante lembrar que mais de uma centena de trabalhadores foram contaminados, e destes, 2 funcionários do HU faleceram!
Não aceitaremos perder mais nenhuma vida pela inoperância do governo estadual, da reitoria da USP e da superintendência do Hospital. Também reivindicamos que o Governador João Doria receba em Audiência, mesmo que virtual, representantes do Sintusp e dos trabalhadores do HU, para a reunião solicitada para tratar do tema, e que até o momento, não foi agendada.
Vacinação Já para todos os funcionários do HU!
Assinam esta Moção de Apoio as entidades da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público: