Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, ocorreu a plenária final do Plano Plurianual (PPA) do governo federal, após percorrer todos os estados brasileiros e Distrito Federal. O auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, foi palco de um grande ato de encerramento de apresentações dos programas que nortearão os próximos 4 anos do Governo Federal. Estiveram presentes o vice-presidente da República, Ministros, secretários, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e cidadãos brasileiros.
A Pública Central do Servidor foi representada pelo presidente José Gozze (Assetj e Fespesp) e pela secretária-geral Maricler Real (AASPTJ-SP e Fespesp).
A abertura do evento contou com a participação da Banda Mistura Popular, sempre presente em movimentos sociais e políticos. O Secretário Nacional de Participação Nacional da presidência da República, Renato Simões, foi o apresentador de toda a plenária, conduzindo as falas dos representantes da sociedade civil e ministros, entre eles Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Ana Moser (Esportes), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Márcio França (Portos e Aeroportos), Sonia Guajajara (Povos Originários), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mariana Moura (representando o Ministério da Ciência e Tecnologia), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Márcio Macedo (ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República).
Com aplicação direta em seu Ministério, Tebet discursou sobre as plenárias em todo país, a rotina de cumprir agenda em 2 meses, as propostas populares e a importância do encerramento em São Paulo: “terminamos de ouvir o Brasil ao ouvir São Paulo. Agora a responsabilidade é nossa, deste time de Ministros e Ministras que estão aqui”.
Márcio Macedo concluiu as falas dos Ministros, explicando a importância de São Paulo para o encerramento do PPA participativo, devido ao seu status como maior economia do país, terceira maior da América Latina e terceiro maior mercado consumidor do continente. Explicou as três etapas do planejamento participativo, que incluíram o Fórum Interconselhos, as plenárias presenciais e a plataforma digital Brasil Participativo, que já recebeu mais de 3 milhões de votos. “Estamos aqui para ouvir o povo. Quando se constrói juntos, a gente erra menos”, ressaltou Macedo.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, apresentou ações que impactam diretamente na população brasileira e que foram realizadas em apenas 6 meses, entre elas a queda da inflação de 11% para 3%, o emprego crescente, a melhoria da renda, a futura construção de 2 milhões de moradias no Minha Casa Minha Vida, a recuperação da indústria. “Iremos continuar trabalhando com muito afinco e carinho em benefício da nossa população”, declarou Alckmin.
O presidente Lula não pode estar presente e um vídeo foi exibido com trechos de falas sobre o PPA Participativo. Pela primeira vez estamos perguntando para vocês o que vocês querem do Governo Brasileiro e onde vocês querem que a gente aplique o dinheiro que a gente arrecadou de vocês. “Nem tudo que está no PPA vai ser cumprido. Tudo será encaminhado para que o Congresso decida. Mas o Congresso tem que saber que o orçamento não é só do Governo; o orçamento é do povo”. A fala de Lula finalizou o evento.
O presidente Gozze destacou a importância da iniciativa, que tem servido de exemplo para outros países: “a participação popular permite a todos a oportunidade de mostrar qual é o país que queremos e é exatamente isso que todo esse movimento tem proporcionado. Esperamos que a iniciativa perdure pelas próximas gestões e se estenda aos estados e municípios”.