Centrais Sindicais e MPT lançam Campanha de Combate ao Assédio Eleitoral

Nesta terça-feira, 3 de setembro, as principais Centrais Sindicais do país, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), uniram-se em uma ação inédita para lançar uma campanha nacional de combate ao assédio eleitoral nas relações de trabalho. O evento, transmitido ao vivo pelos canais das Centrais Sindicais e do MPT no YouTube, contou com a participação de lideranças sindicais de diversas entidades, incluindo a CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Intersindical e Pública Central do Servidor.

A iniciativa busca enfrentar e coibir a prática do assédio eleitoral, uma forma de pressão que compromete a liberdade de voto dos trabalhadores, afetando tanto o setor privado quanto o setor público. Durante o lançamento, foi apresentado um aplicativo desenvolvido pelas Centrais Sindicais para facilitar o acesso dos trabalhadores a informações sobre o tema e oferecer um canal seguro e sigiloso para denúncias.

Wanderci Polaquini, vice-presidente da Pública, enfatizou a importância da campanha ao falar sobre os impactos negativos do assédio eleitoral:

“Nós sabemos da pressão que é exercida tanto no setor corporativo e privado, quanto no setor público para que os trabalhadores tomem partido em relação às suas opções eleitorais. Isso afeta severamente o Estado democrático e a possibilidade de o trabalhador fazer sua escolha de acordo com as suas convicções. Sabemos que as centrais podem, sim, juntamente com o MPT e com a CONALIS [Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical do Ministério Público do Trabalho], exercer esse papel de proteção, garantindo esse direito fundamental dos trabalhadores de, no momento da eleição, fazer valer a sua vontade.”

Clemente Ganz Lúcio, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, destacou a importância do novo aplicativo, que visa garantir o sigilo e a segurança dos denunciantes. Ele explicou que, ao enviar denúncias, as pessoas poderão anexar provas como fotos e vídeos, que serão analisadas para determinar a base sindical responsável pela atuação.

A campanha é um passo decisivo na luta pela garantia de um processo eleitoral livre e justo, preservando a integridade do voto e protegendo os trabalhadores de pressões indevidas. As denúncias já podem ser feitas através do site oficial das Centrais Sindicais: https://centraissindicais.org.br/ae/

A Live de lançamento pode ser assistida aqui:

Compartilhe essa notícia!

Notícias relacionadas

18 de outubro de 2024
Pública participa do Encontro Nacional de Servidores Aposentados e Pensionistas
14 de outubro de 2024
Centrais lançam manifesto em defesa do STF
25 de setembro de 2024
PEC que prevê fim do abono de permanência do servidor tem relator na CCJ
Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo
Rua Conselheiro Furtado, 93, 3° andar, Sé, São Paulo/SP
(11) 3104-3836
fespesp@fespesp.org.br

Filiações

© Fespesp 2021 | Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo