A Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (AASPTJ-SP) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidades congregar os assistentes sociais judiciários e psicólogos judiciários do TJ-SP, defender os interesses gerais e as legítimas reivindicações desses profissionais e promover o aprimoramento técnico, profissional e cultural de seus associados. Atualmente, representa cerca de 90% dos profissionais das suas categorias e luta pela qualificação e dignificação do serviço público.
A AASPTJ-SP foi criada em Assembleia Geral de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 14 de agosto de 1992.
Nos seus 26 anos de funcionamento, a AASPTJ-SP trabalha em prol da qualificação profissional para garantia de direitos aos cidadãos atendidos nas diversas instâncias do poder judiciário. Além disso, em conjunto com outras entidades luta pela garantia dos direitos individuais e coletivos dos servidores públicos e dos trabalhadores do setor privado que mesmo assegurados na Constituição Federal, corre sérios riscos de serem modificados ou suprimidos.
A Associação acredita que o Judiciário deve se articular com outros setores da sociedade para garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.
Nesse sentido, a AASPTJ-SP tem firmado importantes parcerias com instituições governamentais e ONG’s na busca de um mundo mais justo e de uma Justiça cada vez mais eficiente e representativa da sociedade brasileira. Para tanto luta pela manutenção do estado democrático de direito com a devida isonomia entre os poderes constituídos.