A Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, Aojesp, foi fundada em 5 de dezembro de 1950.
O objetivo da entidade é sempre trabalhar em prol dos interesses dos Oficiais de Justiça, atendendo todos os demais servidores interessados nos serviços prestados pela Aojesp.
A Aojesp conquistou um importante patrimônio e manteve com responsabilidade administrativa ao longo dos anos. Possui sede própria, colônia de férias em Caraguatatuba e o Solar da Cantareira, uma área de descanso localizada na Serra da Cantareira. Conta também com uma área de lazer na cidade de Cardoso (SP), às margens da represa de Água Vermelha. Além disso, o restaurante Habeas Corpus, localizado no centro de São Paulo, está à disposição de todos associados.
A associação conseguiu junto ao TJ/SP que fossem cassadas as designações dos servidores públicos municipais nomeados para o cargo de Oficial de Justiça ad hocs a partir de 31 de janeiro de 2013, propôs reforma das Normas de Serviço da Corregedoria do TJ/SP que envolvem as questões dos Oficiais de Justiça, onde inclui-se a conquista das três UFESPs, trabalho coordenado por Mário Medeiros Neto, vice-presidente da entidade na época.
Outra conquista importante foi o convencimento do Desembargador Ivan Sartori (então presidente do TJ/SP) a propor o projeto de Nível Universitário para os Oficiais de Justiça. Vale ressaltar a importante luta de Mário Medeiros Neto (presidente), Rosimeire Soares Bianchi (secretária geral) e Sônia Silva (2ª vice presidente) pela viabilização da PEC 414/14 em Brasília, em conjunto com a Fojebra.
Atualmente, a categoria luta pela aprovação da PEC 414/14 (que caracteriza o Oficial de Justiça como carreira típica de Estado) em Brasília, pela conquista da isenção de 50% da Contribuição Previdenciária para aposentados e pensionistas e pela Aposentadoria Especial para Oficiais de Justiça.
A Aojesp é filiada à Fespesp, à Fojebra, à Fenasj, à ANSJ e à Pública Central do Servidor.