Nesta quinta-feira (6), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou uma plenária em defesa do serviço público, organizada pelo deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL). O evento contou com a participação de diversas entidades sindicais e associativas, como a Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp), representada pelo presidente José Gozze e pelos diretores Diógenes Marcelino (Assetj), Guilherme Nascimento (Capesp), Carlos Alberto Marinho (Afalesp), Maricler Real (AASPTJ-SP), Gaspar Bissolotti Neto (Aspal), Magali Marinho Pereira (Aojesp), Mauro Rodrigues Pinto (Aojesp), Geraldo Carvalho Jr. (Assetj) e Susana Borges (AASPTJ-SP) . O evento destacou a importância da mobilização contra ameaças como aos servidores e a precarização do serviço público.
A mesa de debates foi composta por lideranças de diversas categorias, sendo coordenada por José Gozze, presidente da Assetj, Fespesp e Pública Central do Servidor; Michele Schulz, presidente da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp); Cássio Ramalho (Aojesp); e Adeildo Vila Nova (AASPTJ-SP). Também estiveram na mesa representantes de entidades como a Fessp-esp, Sintrajus, CPP e SindUni.
Gozze, que fez a abertura do evento, destacou a importância da união dos servidores nas lutas contra a Reforma Administrativa e outras medidas que ameaçam os direitos da categoria, como o Regime Jurídico Único e a PEC 66/2023. “A mobilização foi crucial para impedir que a PEC 32 fosse votada até agora, mas ela não está morta. Se nos desmobilizarmos, a ameaça pode voltar a qualquer momento”, alertou.
O deputado Carlos Giannazi reforçou seu compromisso com a defesa do serviço público e dos servidores. Em sua fala, ele enumerou os diversos ataques enfrentados pelas categorias do Executivo, Legislativo e Judiciário, como cortes de verbas, privatizações e terceirizações. “É fundamental que essa luta continue. Há muitos consensos a serem construídos e muitas batalhas a serem travadas”, afirmou Giannazi.
Durante o evento, o deputado anunciou que José Gozze será homenageado com o Colar de Mérito Legislativo, a maior honraria do parlamento paulista. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 17 de março, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Alesp.
A plenária marcou o início de uma série de ações da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público. Na sexta-feira (7), está previsto um novo encontro, com palestras e debates sobre a saúde e a previdência dos servidores. Ao final, será elaborada uma pauta unitária dos servidores estaduais de São Paulo.
Estiveram presentes representantes das entidades: AASPTJ-SP, Adunesp, Afalesp, Afpesp, Andes SN, Aojesp, Apampesp, Apase, APQC, Aproffesp, Aproffib, Aspal, Assetj, Atdsesp, Capesp, CPP, CSEB, CTB, CUT, Fenale, Fessp-esp, Fespesp, Força Sindical, Fórum das Seis, Fórum SP, Pública Central do Servidor, Sindaftesp, Sindalesp, Sindcop, Sindilex, Sinteps, Sintrajus, SindUni, Sintunesp, SINTUSP, Sinafresp, Sispesp.












Fotos: Bruna Sampaio/ Alesp e Equipe Giannazi
O evento pode ser assistido abaixo.
Abertura e palestra:
Discussões dos grupos: