Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo

Luta pela revogação da Emenda Constitucional 103/19 ganha força com a participação dos aposentados e pensionistas

O coletivo de aposentados e pensionistas, respaldado pela Frente Paulista em defesa do Serviço Público, da qual a Fespesp faz parte, encaminhou uma proposta à Plataforma Brasil Participativo para revogar a Emenda Constitucional 103/19. Os autores das cinco propostas mais votadas serão convidados para participar do 3º Fórum Interconselhos, em Brasília, que contará com a presença do presidente Lula e ministros.

O objetivo é revogar a Emenda que permite o confisco de aposentadorias e pensões por parte dos estados e municípios. É fundamental exercer pressão para impedir que governadores e prefeitos tenham a possibilidade de confiscar os salários dos servidores públicos que recebem um salário mínimo ou mais.

Após intensa pressão dos servidores e entidades, principalmente nas redes sociais, o ex-governador de São Paulo revogou o confisco pouco antes do fim de seu mandato. No entanto, sem a revogação da Emenda Constitucional, o confisco pode ser retomado a qualquer momento pelo atual governador, Tarcísio de Freitas.

No nosso estado, a luta atual é pela restituição dos valores confiscados durante dois anos. “Ainda estamos buscando o recebimento dos valores confiscados e não podemos permitir que o confisco seja retomado”, ressalta o presidente José Gozze.

O que fazer?

As cinco propostas com maior número de votos na Plataforma terão a oportunidade de ser apresentadas e avaliadas pelo Governo Federal. Para isso, é necessário votar na proposta de revogação.

Para votar, acesse aqui: 👉👉https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/867

Como a votação ocorre na Plataforma Brasil Participativo, é necessário fazer login na Conta GovBR.

Se você não possui uma conta, veja no link abaixo como criar sua conta no GovBR e esclarecer dúvidas sobre como votar:

👉 https://youtu.be/hm4j4o4FzD0

Compartilhe essa notícia!

Notícias relacionadas

24 de março de 2025
Audiência Pública discute pauta geral do funcionalismo público de SP
27 de fevereiro de 2025
Alesp aprova Colar do Mérito Legislativo para o presidente José Gozze
6 de fevereiro de 2025
Frente Paulista em Defesa do Serviço Público reúne entidades e deputado em plenária na Alesp
Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo
Rua Conselheiro Furtado, 93, 3° andar, Sé, São Paulo/SP
(11) 3104-3836
fespesp@fespesp.org.br

Filiações

© Fespesp 2021 | Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo