Lideranças sindicais, servidores públicos e população em geral compareceram ao Ato contra a privatização da Sabesp, realizado em frente à entrada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na tarde desta quinta-feira (16). A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), Sindicato dos Metroviários e Sindicato dos Ferroviários, todos do Estado de São Paulo, em contraproposta à Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei 1501/2023, encaminhado pelo Governador Tarcísio de Freitas.
A Pública Central do Servidor, a Fespesp e a Assetj foram representadas pelo presidente José Gozze, que falou sobre importância da Sabesp e a urgente reestatização da Enel, empresa de energia que foi privatizada em São Paulo e que foi responsável pelo apagão que atingiu milhões de pessoas.
Participaram da manifestação deputados estaduais, como Guilherme Cortez (PSOL), Ediane Maria (PSOL), Sirlene Maciel da Bancada Feminista (PSOL) e vereadores de São Paulo como Silvia Ferraro (PSOL) e Manoel Del Rio (PT).
Audiência
A Audiência foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, mas teve a entrada restrita a menos de 200 pessoas em toda a Alesp. Com essa decisão, centenas de pessoas permaneceram apenas no ato da rua, sem acesso à Casa do Povo.
Anunciado no caminhão, o plebiscito contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM alcançou a marca de 897 mil votos, com 97% de pessoas contra os projetos de Tarcísio de Freitas.
As entidades representativas das três empresas públicas estão organizando Greve Geral no dia 28 de novembro, que já conta com a adesão de sindicatos de outras categorias do funcionalismo, como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde), o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Fundações Públicas de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Privação de Liberdade do Estado de São Paulo (Sitsesp).
Todas as fotos disponíveis em: https://photos.app.goo.gl/B3GCXJQ7xLQfiHZy7