Apampesp

Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo
apampesp@apampesp.org.br
(11) 3255-6269
R. Coronel Xavier de Toledo, 99 – 4º andar - República – São Paulo - SP

Em 1988, o então Governador Orestes Quércia instituiu uma política de gratificações destinada exclusivamente aos professores da ativa, discriminando o professor aposentado. Por acreditar que tal política estabelecia um tratamento desigual e injusto entre ativos e aposentados, um grupo de professores idealistas de São Paulo iniciou uma luta para restabelecer o respeito e a dignidade desses Profissionais de Ensino.

Além de se reunir para pôr em pauta as reivindicações da categoria, o grupo partiu para ações concretas. Com garra e determinação, os professores aposentados começaram a luta na Assembleia Legislativa, cobrando a Deputados da Comissão de Educação apoio às reivindicações. Entidades representativas do Magistério também foram visitadas, em busca de um trabalho conjunto. Pelo Interior do Estado, associações locais foram convidadas a se reunir e fortalecer o movimento surgido na capital.

Ao passo em que o grupo crescia, os mestres aposentados viam os seus proventos defasados em relação aos profissionais da ativa.

Foi no dia 18 de outubro de 1994, durante uma Assembleia Geral de Professores Aposentados realizada na cidade de Ribeirão Preto, com profissionais de todo o Estado, que o grupo decidiu oficializar a criação da própria Entidade de classe, dando origem à Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo.

Em 2018, prestes a completar 24 anos de existência e mais jovem do que nunca, a Apampesp é uma realidade, com uma Sede Central na Capital paulista; Sedes Regionais nas cidades de Adamantina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo e São José do Rio Preto; e Escritórios Regionais em Botucatu, Franca, Ituverava, Santos e Socorro. Juntas, elas incorporam um time de mais de 20 mil associados em todo o Estado.

Com um corpo associativo fortalecido e um Departamento Jurídico atuante, além da luta na esfera estadual, a Apampesp deixa a sua marca como participante ativa da Comissão Consultiva Mista do Iamspe, em defesa da saúde do Professor Aposentado. A Entidade também se destaca pela presença marcante em Brasília, onde acompanha de perto a movimentação de projetos que envolvem o Aposentado do Magistério Público.

Durante mais de duas décadas de existência, a marca da Associação tem sido a luta e a persistência pela recuperação do respeito e da dignidade do Professor Aposentado.

É a Apampesp sempre forte, vigilante e pronta para a luta!

Diretoria Executiva

Presidente: Maria Walneide Ribeiro de Oliveira Romano
1ª Vice-Presidente: Lucia Helena Maia Cotomacci
2ª Vice-Presidente: Rose Marie Bisaglia
Secretária-Geral: Rosa Maria Gentil Rossi
1ª Secretária: Elza Jorge Abdalla
2ª Secretária: Regina Célia de Oliveira
Tesoureira-Geral: Elvi Donini Pinhel
1ª Tesoureira: Yeda de Moraes Gomes
2ª Tesoureira: Astrid Rosa Grisanti