Plenária final do PPA é realizada com presença de Ministros e autoridades

Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, ocorreu a plenária final do Plano Plurianual (PPA) do governo federal, após percorrer todos os estados brasileiros e Distrito Federal. O auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, foi palco de um grande ato de encerramento de apresentações dos programas que nortearão os próximos 4 anos do Governo Federal. Estiveram presentes o vice-presidente da República, Ministros, secretários, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e cidadãos brasileiros.

A Pública Central do Servidor foi representada pelo presidente José Gozze (Assetj e Fespesp) e pela secretária-geral Maricler Real (AASPTJ-SP e Fespesp).

A abertura do evento contou com a participação da Banda Mistura Popular, sempre presente em movimentos sociais e políticos. O Secretário Nacional de Participação Nacional da presidência da República, Renato Simões, foi o apresentador de toda a plenária, conduzindo as falas dos representantes da sociedade civil e ministros, entre eles Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Ana Moser (Esportes), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Márcio França (Portos e Aeroportos), Sonia Guajajara (Povos Originários), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mariana Moura (representando o Ministério da Ciência e Tecnologia), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Márcio Macedo (ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República).

Com aplicação direta em seu Ministério, Tebet discursou sobre as plenárias em todo país, a rotina de cumprir agenda em 2 meses, as propostas populares e a importância do encerramento em São Paulo: “terminamos de ouvir o Brasil ao ouvir São Paulo. Agora a responsabilidade é nossa, deste time de Ministros e Ministras que estão aqui”.

Márcio Macedo concluiu as falas dos Ministros, explicando a importância de São Paulo para o encerramento do PPA participativo, devido ao seu status como maior economia do país, terceira maior da América Latina e terceiro maior mercado consumidor do continente. Explicou as três etapas do planejamento participativo, que incluíram o Fórum Interconselhos, as plenárias presenciais e a plataforma digital Brasil Participativo, que já recebeu mais de 3 milhões de votos. “Estamos aqui para ouvir o povo. Quando se constrói juntos, a gente erra menos”, ressaltou Macedo.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, apresentou ações que impactam diretamente na população brasileira e que foram realizadas em apenas 6 meses, entre elas a queda da inflação de 11% para 3%, o emprego crescente, a melhoria da renda, a futura construção de 2 milhões de moradias no Minha Casa Minha Vida, a recuperação da indústria. “Iremos continuar trabalhando com muito afinco e carinho em benefício da nossa população”, declarou Alckmin.

O presidente Lula não pode estar presente e um vídeo foi exibido com trechos de falas sobre o PPA Participativo. Pela primeira vez estamos perguntando para vocês o que vocês querem do Governo Brasileiro e onde vocês querem que a gente aplique o dinheiro que a gente arrecadou de vocês. “Nem tudo que está no PPA vai ser cumprido. Tudo será encaminhado para que o Congresso decida. Mas o Congresso tem que saber que o orçamento não é só do Governo; o orçamento é do povo”. A fala de Lula finalizou o evento.

O presidente Gozze destacou a importância da iniciativa, que tem servido de exemplo para outros países: “a participação popular permite a todos a oportunidade de mostrar qual é o país que queremos e é exatamente isso que todo esse movimento tem proporcionado. Esperamos que a iniciativa perdure pelas próximas gestões e se estenda aos estados e municípios”.

Compartilhe essa notícia!

Notícias relacionadas

2 de maio de 2024
Servidores e representantes discutem o Nível Superior dos Escreventes
2 de maio de 2024
Centrais realizam atos do 1º de maio em todo país
30 de abril de 2024
Fespesp assina nota de repúdio aos ataques do Governo Tarcísio aos serviços Públicos